Pelo terceiro ano consecutivo, Rede Gazeta é reconhecida no “Oscar da mídia” mundial 5r5v6q

Projeto de live commerce testado pela TV Gazeta ficou em 3º lugar entre cases de inovação publicitária, enquanto o site HZ foi reconhecido por uso de IA 23a1k

Por Wanessa Eustachio - atualizado em 23/05/2025 as 16:11

A Rede Gazeta acaba de alcançar um marco inédito em sua trajetória: conquistou o 3º lugar, na categoria “Iniciativa Inovadora para Publicidade”, no Global Media Awards 2025, premiação promovida pela International News Media Association (INMA) – considerada o “Oscar da mídia” mundial. Além disso, o uso de inteligência artificial (IA) pelo site HZ recebeu menção honrosa da organização. Este é o terceiro ano consecutivo em que a Rede Gazeta conquista algum tipo de reconhecimento entre os veículos considerados os mais inovadores do mundo. A premiação aconteceu na noite de quinta-feira (22), em Nova York.

A gerente-executiva de Produto Digital, Elaine Silva, esteve no evento e celebrou a conquista do grupo, reforçando o papel da ousadia e da colaboração na trajetória de inovação da empresa.
“É a terceira vez que chegamos como finalistas, e eu lembro bem de 2023, quando decidi inscrever nossos projetos. Me perguntava se, como um veículo regional brasileiro, teríamos alguma chance diante de tantos concorrentes globais. Quando vi que estávamos entre os melhores, percebi que era possível e não paramos mais.”, relembra.

O bronze entre as “Iniciativas Inovadoras de Publicidade” foi conquistado pelo projeto “Chat de live commerce”, desenvolvido pelo Programa de Inovação Reinventa, em 2024 – uma iniciativa que reúne diferentes times da Rede Gazeta para elaborar iniciativas de inovação. O produto foi testado no programa Em Movimento, da TV Gazeta.

Já o reconhecimento ao site HZ – que ficou em 4º lugar e, por isso, recebeu menção honrosa do INMA – partiu de uma iniciativa da repórter Aline Almeida que, com auxilio da IA, criou um avatar utilizado para vídeos de resenha cinematográfica.

O diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, assinala o quanto as produções do grupo capixaba – tanto no campo do conteúdo, quanto nas soluções de publicidade – cada vez mais ganham relevância no campo da inovação. “Em setembro próximo, a Rede Gazeta celebra seu 97º aniversário. Uma empresa não chega a esta marca se não tiver compromisso em ser inovadora, com fôlego para pensar novas

soluções e se reinventar. Inovar no setor de mídia deixou de ser um diferencial e é uma condição de existência. Que bom que o público e o mercado reconhecem esses esforços”, destacou Marcello.

Capixaba entre gigantes da mídia

Direto de NY, Elaine também comemorou o ineditismo da premiação e já projeta os próximos os: “Pela primeira vez alcançamos o 3º lugar, com um projeto que nasceu no nosso Programa de Inovação. Sei que queremos e podemos mais. Por isso, minha mensagem para todos da Rede é que não deixem de ousar, de arriscar e, principalmente, de trabalhar de forma mais unida. Ter times multidisciplinares nessas iniciativas faz toda a diferença.”

“Estou muito feliz por estar em Nova York novamente, celebrando as inovações na mídia num momento de tantos desafios. Acredito muito que pensar fora da caixa é o caminho para se conectar com pessoas e marcas”, finalizou. Marcello faz coro à jornalista, reforçando que esse resultado mostra que a empresa está em uma direção focada em resultados. ”Esse reconhecimento global mostra que a inovação faz parte da nossa cultura e nos impulsiona a ir além, sempre com o olhar voltado para o futuro”.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.